Quando falamos em maneiras de melhorar o currículo, aprender um novo idioma é, com certeza, um dos itens mais populares, independentemente da sua área de atuação, do seu cargo, do seu nível de experiência e da sua idade.
E não é por menos: aprender um novo idioma não só deixa o seu currículo mais interessante para recrutadores por si só, mas também serve como uma prova de que você possui diversas outras competências — já que aprender um idioma é uma missão que envolve uma série de habilidades ao longo da jornada.
E um novo idioma não apenas cria novas possibilidades e oportunidades para a sua carreira, mas também apresenta novos horizontes na sua vida pessoal, abrindo as portas do mundo para você: de fazer novos amigos, passar por novas experiências e até mesmo ter muito mais conteúdos interessantes de entretenimento para consumir, aprender um segundo idioma (ou terceiro, ou quarto) sempre será algo super positivo e importante para toda a vida.
Quer saber um pouco mais sobre os vários benefícios de aprender um novo idioma, algumas dicas rápidas de estudo e também de quais idiomas escolher? Então vem com a Galena! Let’s go!
Currículo ainda mais turbinado
Na hora de conseguir um novo emprego, se destacar dos outros candidatos é uma parte essencial em todas as fases de um processo seletivo. E na hora de montar o seu currículo, poder colocar lá que você fala um outro idioma além do Português é uma ótima maneira de fazer isso.
Em uma sociedade tão globalizada e conectada como a nossa atual, as fronteiras físicas entre países e culturas continuam as mesmas, mas as fronteiras do conhecimento estão cada vez mais reduzidas, e saber um outro idioma aumenta suas chances de construir uma carreira de sucesso em todos os sentidos.
Mente aberta para o novo
Um idioma não existe em um vácuo: além das palavras e seus significados, ele também apresenta para quem o fala uma série de contextos sociais e históricos que remetem às tradições, história e vivências de seus falantes — nativos ou não.
Por isso, aprender um novo idioma não só adiciona uma série de palavras novas ao seu vocabulário, mas também abre a sua mente para novos modos de viver, conviver, pensar, se relacionar, entender, interpretar e interagir com o mundo ao seu redor. Esse novo jeito de ver as coisas ajuda a diminuir os preconceitos e os estereótipos, diminuindo a intolerância e a discriminação entre as diferentes culturas, aumentando a empatia e moldando mentes muito mais abertas e dispostas a construir um presente e um futuro muito melhor para todos.

Processos cerebrais à mil
O nosso cérebro pode até não ser um músculo, mas ele precisa ser “exercitado” como um. E uma das maneiras mais essenciais de exercitar o cérebro, mantendo seus processos sempre ativos e funcionais é através do aprendizado. Seja o que for, aprender algo novo tem muitos benefícios para a nossa saúde cerebral, ajudando a reforçar as conexões entre neurônios já existentes e também a formar novas.
E aprender um novo idioma é quase uma academia completa para o seu não-músculo: áreas como a lógica, memória, raciocínio e imaginação são todas ativadas nas mais diversas fases do aprendizado, já que um novo idioma é praticamente uma nova maneira de organizar o seu cérebro. Estudos demonstram que esses efeitos podem durar por muito tempo, protegendo sua memória até mesmo décadas no futuro.
English, español, 普通話 e mais: um mundo de opções
Segundo dados do Glottolog, uma base de dados bibliográfica sobre idiomas, existem mais de 8 mil idiomas falados no mundo inteiro. Esse número conta não só os idiomas que são considerados como “primeiro idioma” mas também outras formas de comunicação linguística, como as línguas mistas, os pidgins, e muito mais.
Com tantas opções, parece até um pouco impossível escolher apenas uma (ou duas, ou três… é “poliglota” que chama?), mas calma! Uma grande maioria desse número impressionante são de idiomas falados por pequenas sociedades nas mais diversas partes do mundo, principalmente as mais remotas, e tem pouca influência fora de sua região de origem.
Claro, se a sua curiosidade e interesse realmente forem muito fortes, você pode sim aprender um idioma pouco conhecido de um lugar remoto, mas geralmente, as escolhas mais intuitivas são de idiomas mais populares, que são falados por grandes fatias da população mundial.

Mas isso não significa que a sua lista de opções vai ser assim tão reduzida: inglês, espanhol, mandarim, alemão, francês, árabe e japonês são apenas alguns dos muitos idiomas falados por milhões de pessoas ao redor do mundo, e cada um deles pode ser uma ótima escolha, em vários aspectos.
Aprender inglês, claro, é geralmente a escolha mais óbvia, e não é à toa: além de ser o terceiro entre os idiomas mais falados no mundo (atrás apenas do mandarim e do espanhol), a língua inglesa é considerada uma língua mundial, ou seja, um idioma de enorme importância para as relações internacionais, diplomáticas e de negócios.
Também por causa do grande número de avanços tecnológicos que vieram de países que tem o inglês como sua língua materna, a grande maioria dos termos relacionados a tecnologia que usamos hoje são em inglês ou derivados dele: online, software, smartphone, chip e e-mail são apenas algumas das dezenas (ou até mesmo centenas) de exemplos.
Por esses, e vários outros motivos, o inglês é uma ótima opção de idioma para aprender, abrindo portas para novas oportunidades nas mais diversas áreas.
Mas se o inglês parece um pouco assustador por causa de sua estrutura tão diferente do nosso português, você pode optar por um idioma um pouco mais parecido, e, consequentemente, mais fácil de aprender: o espanhol!
Como o idioma oficial de 20 países ao redor do mundo e o secundário de muitos outros, o espanhol é a segunda língua nativa mais falada no planeta, com uma grande parte de seus falantes aqui pertinho da gente, na América do Sul.
Mas a proximidade geográfica não é o único facilitador na hora de aprender espanhol. Assim como o português, o espanhol também faz parte da família dos idiomas românicos, ou seja, que tem o latim como ancestral em comum. Isso faz com que os dois idiomas se pareçam bastante, tanto em vocabulário quanto em estrutura, facilitando o aprendizado.
Além desses, como já mencionamos, existem várias e várias outras opções de idiomas para aprender, cada uma delas com suas vantagens e desafios. Com certeza existe um deles que vai despertar sua curiosidade e sua vontade de aprender e descobrir, trazendo vários benefícios não só para o seu currículo, mas também para a sua vida como um todo.
E aqui na Galena, aprender e descobrir é o que nos move! Quer saber mais sobre o nosso Programa de Inclusão ao Emprego e como ele pode ser a chave de um futuro de muito sucesso para a sua carreira? Então é só clicar aqui e conferir!