Um processo seletivo para uma vaga de emprego é uma jornada cheia de etapas, desafios e análises, com o principal objetivo de encontrar os candidatos que melhor se encaixam no que cada empresa precisa.
Currículos, cartas de apresentação, testes, provas, entrevistas… Todas essas são etapas relativamente comuns nos processos de recrutamento e seleção, e cada uma delas é pensada para evidenciar um tipo diferente de qualidade ou qualificação dos candidatos: o currículo e a carta de apresentação são geralmente o primeiro contato, que elenca todas as experiências e formações, os testes e provas comprovam habilidades técnicas, e as entrevistas ajudam a definir um pouco mais sobre a postura e personalidade de cada pessoa.
Mas, em busca de talentos cada vez mais específicos e mentes cada vez mais revolucionárias, algumas empresas decidiram inovar em seus processos de recrutamento e seleção de pessoas, e desenvolveram maneiras totalmente novas e até mesmo inusitadas de selecionar seus novos contratados.
Quer conhecer alguns desses processos bem diferentões? Então vem com a Galena! É só continuar lendo.
Pensa rápido!
Um bom currículo é, com certeza, um ótimo resumo das experiências e habilidades de alguém, mas ainda assim, ele não consegue demonstrar habilidades como pensamento rápido, proatividade, atitude e flexibilidade. E foi a partir desse pensamento que a Heineken, a famosa cervejaria holandesa, desenvolveu um teste bem inusitado para o processo seletivo de alguns de seus candidatos a estágio.
Em um vídeo que viralizou em 2013, alguns candidatos passaram por situações um pouco esquisitas no processo de entrevista: andar de mãos dadas com o entrevistador, socorrê-lo após um aparente mal súbito e até mesmo ajudar os bombeiros a resgatar um dos funcionários que estava ameaçando pular do telhado — tudo de mentirinha, claro.
Após o que foi, provavelmente, a entrevista mais maluca da carreira dos candidatos, os três melhores foram colocados em votação no site interno da empresa, e, como se não pudesse ficar ainda mais impressionante, o anúncio final do candidato selecionado foi feito no meio de um jogo do Juventus, um dos maiores times da Liga Europeia de Futebol.
Quase um Big Brother
Se o assunto é processo seletivo inovador, poucos se encaixam tão bem nessa categoria quanto o “Be The Next Microsoft Employee” (“Seja O Próximo Funcionário Microsoft”, em tradução livre).
Para selecionar um novo programador de SQL Server (um servidor de banco de dados para empresas), a Microsoft resolveu deixar as entrevistas de emprego tradicionais de lado e desenvolveu um reality show para testar e avaliar seus candidatos. Quatro veteranos na área foram acomodados em uma luxuosa casa fornecida pela empresa, com computadores de última geração, e competiram na frente das câmeras em provas que exigiam tanto seus conhecimentos técnicos em programação quanto alguns de seus traços de personalidade.
Os resultados de cada prova eram avaliados por especialistas da Microsoft, e ao final dos cinco episódios da série, o vencedor Michael Kett, disse que conseguir a vaga era a realização de um sonho.
Aperta o play
Seja nos consoles ou no computador, jogar videogames é um dos passatempos mais divertidos do mundo. E enquanto muita gente pode até considerar esse hobby uma “perda de tempo”, a ciência comprova que videogames ajudam a desenvolver diversas habilidades em seus jogadores, como reflexos rápidos, pensamento lógico, atenção e até mesmo o aprendizado, principalmente o de novos idiomas.
Sabendo disso, não é de se espantar que a startup americana de engenharia da computação WibiData usa os jogos como uma de suas etapas no processo seletivo: para comprovar suas habilidades de raciocínio, os candidatos tinham que passar por uma fase do jogo Portal 2 desenvolvida especialmente para a empresa. Lançado em 2011 pela Valve, o jogo original envolve o uso de portais de teletransporte para a solução de quebra-cabeças e superação de desafios.

Esquisito, mas com propósito
Perguntas, diríamos assim, peculiares, em entrevistas de emprego e não são necessariamente uma novidade, mas algumas delas podem ser consideradas realmente estranhas.
Mas, surpreendentemente, elas tem um propósito! Adotadas por diversas empresas ao redor do mundo (até pelo Google, alguns anos atrás), perguntas com tons de charada ou até mesmo de pegadinhas parecem sem sentido de primeira, mas na verdade são muito úteis para avaliar itens como o pensamento lógico, o raciocínio rápido, a criatividade e personalidade.
“Você prefere lutar com um pato do tamanho de um cavalo ou com cem cavalos do tamanho de patos?”, “Como você enfiaria um elefante dentro de uma geladeira?”, “Se você fosse um tijolo em uma parede, qual tijolo você seria? Por quê?” são apenas alguns dos exemplos mais peculiares desse tipo de perguntas, mas várias outras existem, em variados graus de absurdez.
Como ir bem nas entrevistas
Ok, entrevistas assim inusitadas como os exemplos que você acabou de conhecer são difíceis de encontrar no nosso dia a dia, mas, por mais “comum” que ela seja, uma entrevista de emprego é sempre uma missão relativamente desafiadora.
Felizmente, existem duas dicas que parecem bem básicas, mas que são super úteis na hora de acalmar o nervosismo e te ajudar a se preparar para arrasar em qualquer entrevista!
A primeira é realmente bem óbvia, mas a gente jura que é útil: mantenha a calma! Exercícios de respiração, música calminha, um suco de maracujá, qualquer coisa que te ajude a manter os nervos em paz ajuda bastante. Afinal, a calma ajuda a entrevista a fluir melhor e possibilita que você expresse com mais clareza todos os seus conhecimentos e toda a sua preparação, aumentando muito as chances de uma resposta positiva.
Já a segunda tem um pouco a ver com alguns dos exemplos que a gente acabou de dar: esteja sempre preparado para tudo! Pesquise sobre a empresa, dê uma revisada no conteúdo técnico da sua área, e não se assuste com perguntas ou situações inusitadas no meio do processo seletivo. Você nunca sabe quem vai se inspirar na Heineken, né?
E para um guia ainda mais completo sobre como mandar bem em entrevistas, você pode conferir o nosso post sobre o assunto aqui.
Mas agora, se você realmente quer construir uma carreira de sucesso e aumentar ainda mais as suas chances de ir muito bem em entrevistas, precisa conhecer o Programa de Inclusão ao Emprego da Galena: uma experiência de aprendizado e preparação totalmente diferente de qualquer outra que você conheça. Nele, você aprende na prática e conta com o acompanhamento de mentores e especialistas em todas as etapas do processo — inclusive nas entrevistas!
Vem construir um futuro de sucesso com a Galena! Para mais conteúdos sobre o mercado de trabalho, confira mais posts aqui, e para saber tudo sobre o Programa da Galena, é só clicar aqui.