Muitas pessoas profissionais sonham em atuar em empresas que incentivem pautas de diversidade e inclusão, afinal, são ambientes reconhecidos por colocarem em prática a importância de lidar e acolher as diferenças de cada pessoa.
A cada dia, o tema vem ganhando força, pois as organizações estão percebendo a necessidade de atrair e reter talentos das mais variadas idades, gêneros, identidades, culturas, habilidades e necessidades.
Quer entender mais sobre o que essa diversidade pode oferecer para o mercado? Continue acompanhando este conteúdo até o final e saiba mais. Boa leitura!
O que é diversidade e inclusão no mercado de trabalho?
Diversidade e inclusão no mercado de trabalho são sinônimos de promoção de oportunidades igualitárias para que todas as pessoas consigam conquistar cargos em todos os níveis da empresa, inclusive de liderança.
Isso significa reconhecer que as pessoas, independentemente de suas diferenças, podem oferecer competência profissional no ambiente de trabalho. Assim, incluí-las vai muito além de ocupar cargos, mas proporcionar verdadeiras oportunidades de crescimento, tanto para elas quanto para a organização que acompanha toda essa transformação social.
Pautas que devem ser valorizadas na empresa para promover mais diversidade e inclusão
Apoiar o bem-estar, a saúde mental e a igualdade entre as pessoas colaboradoras faz toda diferença no ambiente de trabalho, sendo uma das pautas que merece máxima atenção. Trata-se de uma jornada de transformações e revoluções, e não um processo relacionado apenas à cultura da empresa.
Assim, somente com ações coletivas, torna-se possível fazer com que essas empresas abordem temas mais profundos sobre diversidade, equidade e inclusão, refletindo positivamente em mudanças significativas para todas as pessoas envolvidas.
Com isso, deve-se ter maior atenção para as principais pautas:
- Gênero: pauta conhecida por buscar a criação de um ambiente de trabalho equilibrado e igualitário entre os gêneros dentro de cada nível da organização. Ou seja, as oportunidades de desenvolvimento devem ser oferecidas para todas as pessoas, sem exceções.
- Bem-estar: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas colaboradoras precisam ter apoio à saúde mental, isso porque o bem-estar mental é considerado a causa mais comum de doenças em todo o mundo.
- NEAR: é fundamental que sejam incluídas diferentes Nacionalidades, Etnias, Associações e Raças nas empresas. Essa pauta visa oferecer apoio às pessoas de todas as origens.
- LGBTQIAP+: trata-se de uma das pautas mais importantes. Ela apoia as pessoas colaboradoras independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
- PCD: pauta que deve fazer parte de uma inclusão para as pessoas colaboradoras que possua alguma deficiência ou necessidade específica.
Importância de promover a diversidade e inclusão nas empresas
A promoção da diversidade e inclusão nas organizações favorece a troca de experiências entre as mais diversas pessoas profissionais, ou seja, é uma pauta relevante para promover um ambiente de trabalho mais rico, plural e saudável para todos.
Mesmo que o tema venha ganhando força, uma pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation mostra que 61% das pessoas profissionais LGBTIQAP+ brasileiras procuram esconder sua orientação sexual no trabalho. Isso ocorre pelo medo de serem excluídos e sofrerem preconceito, devido às barreiras presentes no mercado de trabalho.
A construção da diversidade e inclusão deve ser um trabalho diário e incentivado pela liderança. Não será uma pauta tratada e transformada de uma hora para outra, são etapas realizadas gradualmente até que todas as pessoas da equipe estejam alinhadas igualmente.
Como adotar pautas de diversidade e inclusão?
É preciso atitudes eficazes para que a diversidade e inclusão façam parte efetivamente da realidade do mercado de trabalho. Para isso, as empresas devem começar mudando o clima organizacional, promovendo oportunidades para todas as pessoas e um ambiente zero preconceitos. Assim, elas se sentirão valorizadas e acolhidas no ambiente ocupacional.
São muitas as formas de adotar essas pautas, por exemplo:
- realizar treinamentos internos para educar e ensinar o caminho das mudanças colaborativas, a fim de todas as pessoas tratarem as diferenças com naturalidade e respeito, eliminando possíveis discriminações;
- promover troca de experiência entre os setores com base em dinâmicas integrativas;
- apostar em um departamento específico para lidar com pautas de diversidade e inclusão, demonstrando a importância desta bandeira para a empresa.
Com esse conteúdo fica evidente a importância de as pautas de diversidade e inclusão fazerem parte do mercado de trabalho. Tudo deve ser feito com calma e de forma contínua para a conscientização de todas as pessoas e a transformação do clima organizacional.
Quer se aprofundar no assunto e melhorar sua empresa? Venha conhecer a metodologia ImpulsoBeta e a maneira como podemos impactar positivamente a gestão da sua organização!