Já se foi o tempo onde “ir trabalhar” era sinônimo de “enfrentar horas de transporte para ir até o escritório todos os dias”.
Com o avanço da tecnologia e da portabilidade de aparelhos como computadores e telefones, trabalhar de casa — o famoso “home office” — se tornou cada vez mais comum nos últimos anos. E com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, a popularização do trabalho de casa aumentou em níveis nunca vistos antes, e agora, mesmo com o cenário da pandemia entrando em certos níveis de estabilidade, esse novo modelo de trabalho mostra que veio para ficar, trazendo uma série de benefícios para pessoas em diversas áreas e profissões.
Mas, é claro, nem tudo é ótimo o tempo todo, e infelizmente, existem ambientes residenciais que acabam por não serem tão práticos assim. Os motivos são diversos, e variam de intensidade até mesmo entre um dia e outro: não ter onde montar um espaço de trabalho, vizinhos barulhentos, outras pessoas em casa pedindo favores ou querendo conversar, conexão de internet ruim, seu bichinho de estimação sendo fofinho demais ou te distraindo pedindo comida, e muito mais.
Além disso, muitas pequenas empresas começam dos quartos, mesas de jantar e garagens — e logo esses espaços não são mais suficientes para acompanhar o crescimento da operação ou para receber clientes, mas alugar um escritório ainda está fora do orçamento.
E foi em busca de uma solução que resolvesse esses problemas e proporcionasse um ambiente de trabalho para quem precisa, independente da profissão, é que surgiu o conceito de coworking.
Conhecidos também como cotrabalho ou trabalho cooperativo, esses espaços foram criados especialmente para oferecer um ambiente de trabalho para quem quer ou precisa, seja por apenas um dia, para uma reunião ou por um período maior de tempo.
Vem com a Galena que vamos te contar tudo sobre o que é coworking e como esses espaços podem ser super úteis para você!
Para quem gosta de colaboração
Os espaços de coworking ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas o conceito é bem mais antigo do que parece: o termo “coworking” foi criado por volta de 1999, por Bernie DeKoven, um designer de jogos, que usou o termo para descrever alguns dos processos colaborativos que o ajudaram a desenvolver diversos jogos — “co” a partir do prefixo para algo colaborativo, combinado com “working”, o verbo “trabalhando” em inglês.
Em meados de 2005, Brad Neuberg, um desenvolvedor de softwares de São Francisco, Califórnia, percebeu sua necessidade de aliar a liberdade e independência de trabalhar para si mesmo com a estrutura e a comunidade de trabalhar em um ambiente compartilhado. E a sua solução foi a criação de um espaço colaborativo de trabalho, que foi apelidado de “coworking”, a partir do termo criado por DeKoven.
A ideia deu tão certo que deu origem a espaços nas mais variadas partes do mundo, e hoje é considerado mais do que um estabelecimento: é um movimento global e em constante expansão.

Para quem precisa mudar de ares
Trabalhar de casa é tudo de bom, né? Não precisa acordar super cedo, nem pegar horas e horas de transporte ou de trânsito, dá para passar um tempo a mais com a família e com os bichinhos de estimação, rola até uma flexibilidade extra para praticar um exercício… As vantagens são várias!
Mas, como a gente já mencionou, nem tudo é assim tão perfeito quando se trata do trabalho de casa. Quem nunca se incomodou com uma obra no vizinho, com algum parente pedindo algo que não tem nada a ver com o seu trabalho, com alguma distração bem aleatória, ou até mesmo com aquela vontade que dá de voltar para a sua cama quentinha? Sem contar aquela saudade que dá de ver pessoas, trocar experiências, conversar no tempo livre, tomar um café de máquina, ir para o happy hour…
E o coworking é o espaço perfeito para esses momentos em que você precisa de uma concentração extra, ou então para mudar de ares e ganhar novas inspirações e mais motivação!
Atualmente, os espaços de coworking oferecem muito mais do que apenas uma mesa para você apoiar seu computador e trabalhar: além de toda a estrutura de um escritório, eles também contam com ambientes diferenciados, como lounges com sofás e pufes, varandas com mesas e cadeiras para você dar uma recarregada na sua vitamina D, salas de reunião para todas as necessidades, desde aquelas rápidas por chamada de vídeo até aquelas que envolvem várias pessoas em uma única sala.
Muitos dos espaços também oferecem alguns benefícios extra, como café à vontade, lanchinhos diversos durante o dia para matar a fome e até cerveja, para o happy hour começar quando você quiser! Mas isso, claro, depende de cada empresa, e cada uma tem o seu jeito de deixar o seu estabelecimento ainda mais atrativo e vantajoso para quem o escolher.
Além disso, esses espaços também oferecem uma ótima oportunidade de networking: as chances de você acabar dividindo uma mesa ou um espacinho da área do café com outras pessoas são enormes, e isso pode levar a conversas muito interessantes, a conexões inesperadas e até mesmo a oportunidades incríveis! Nunca se sabe, né?
Para expandir o seu negócio
Outro uso super comum dos espaços coworking é para dar um lugar para pequenos empreendedores expandirem seus negócios.
Muitos dos novos pequenos empreendedores modernos começam suas jornadas de onde é possível: de um laptop na mesa do jantar, da garagem de casa… O importante é fazer acontecer! Mas quando o sucesso vem, mesmo que aos poucos, os espaços improvisados ficam limitados, e uma mudança é indispensável para a expansão do negócio.
E o coworking pode cumprir um papel muito importante nessa nova fase, já que muitos dos estabelecimentos contam com espaços reservados especialmente para serem alugados por empresas, geralmente as de pequeno porte. Esses espaços podem servir como o escritório principal da empresa, e contam com várias das vantagens de uma estrutura corporativa, mas por valores significativamente menores do que um escritório exclusivo.
Além disso, esses espaços compartilhados também abrem portas para o bom e velho networking, criando ainda mais oportunidades de expansão e chances de novos negócios e parcerias.
Idealizado para suprir necessidades diversas e acomodar os novos modos de trabalho que a expansão da tecnologia e da internet possibilitaram, o coworking é uma ótima opção para quem precisa de um ambiente de trabalho estruturado, mas também gosta de aproveitar a liberdade e a flexibilidade do trabalho remoto.
Atualmente, eles estão presentes em diversos tamanhos, modelos e valores, nas mais variadas áreas do Brasil e do mundo, e uma pesquisa rápida com certeza vai te dar vários resultados aí pertinho de onde você está!
Quer saber mais sobre o mercado de trabalho, dicas e conteúdos incríveis? Então clica aqui para acessar o nosso blog! E se você quer dar início a uma carreira de muito sucesso, clica aqui para conhecer o Programa de Inclusão ao Emprego da Galena.
E não deixe de acompanhar a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube.